Massaru - Dental Prosthesis

MENU

Dentalstyle

  • Notícias / 02 de Abril de 2018

    Principais erros na prática odontológica e como amenizá-los


    Você sabe quais os principais erros cometidos pelos dentistas? A maioria deles se referem a uma questão de mentalidade ou formas de pensamento, daqueles que resistem às mudanças e atualizações da profissão. Além disso, alguns outros, como erros de postura, erros manuais e da técnica em si também são comuns na prática diária. Vamos conhecer alguns deles!


    De acordo com o cirurgião-dentista André Kimura, que ministra cursos profissionalizantes para a área em todo o Brasil, em termos de técnica, o maior erro seja em relação a cor. A cor é uma combinação do domínio das diferentes características que a compõem: matiz, croma, valor, translucidez, opacidade.


    “Para o dentista acertar a cor junto ao laboratório, ele precisa entender de que maneira o material se comporta com diferentes espessuras e diferentes características em cada cor. Como um material mais opaco se comporta com uma espessura x, por exemplo. Ou seja, é o domínio das espessuras e das diferentes características da cor”, conclui Kimura.


    O protético também não vai conseguir resolver um caso se o dentista não tiver esse conhecimento. É uma via de mão dupla. O dentista precisa entender todo o processo, para fornecer as condições necessárias para   executar o trabalho da maneira correta. Além desse problema da cor, há erros de preparo, de moldagem e de fotografia.


    Felizmente, hoje, com a tecnologia, o problema de comunicação entre dentista e protético foi amenizado, mas nem sempre uma fotografia é apenas aquilo que você está vendo. É preciso ter um olhar, tanto do profissional dentista, quanto do profissional protético, por isso, é fundamental essa parceria entre ambos.


    Como amenizar erros


    Para André Kimura, uma possibilidade de amenizar os erros na prática clínica odontológica é capacitando o profissional dentista. Através de cursos, é possível fazer um nivelamento, pois cada profissional vive uma realidade no consultório. Existem profissionais que não tem tantos recursos e que tem que trabalhar diante das limitações.


    “O que se tem que passar nos cursos é uma filosofia de trabalho, de cuidado e de capricho, que não dependa só do material e de recurso. Através dos cursos, diminuímos a probabilidade de erros, mas não podemos garantir que as pessoas não vão errar. Trazemos a consciência de que o que ela está fazendo é certo ou errado, mas isso não garante que essa pessoa não vá continuar fazendo do mesmo jeito. Isso só depende de cada um”, afirma Kimura. 






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Massaru - Dental Prosthesis

Copyright Massaru 2019. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.